• Rua Marechal Deodoro, 312 - Centro - Campo Largo / PR
ATENÇÃO: Próximo Curso de Reciclagem em 22 de Abril. Informações: 3292-1396
Imprima seu Cupom de Desconto para Primeira Habilitação. Clique AQUI.
Nosso Centro de Treinamento é um dos maiores do Paraná. Clique AQUI e Conheça.
Imprima seu Cupom de Desconto para Ex-Aluno. Clique AQUI.

Perguntas Frequentes

Na dúvida?

Confira abaixo as respostas para as príncipais perguntas que recebemos.


Não a legislação só permite iniciar o processo de habilitação após 18 anos completos.

Não existe um prazo exato, depende dos horários disponíveis do candidato, época do ano e outros fatores como oferta de vagas de exame no DETRAN e clínicas credenciadas.

Serão aceitos conta de luz água ou telefone em nome do candidato com emissão de no máximo 90 dias. Ou conforme portaria: http://www.DETRAN.pr.gov.br/arquivos/File/legislacao/atosdodiretorgeral/2011/Port533_2011.pdf.

Permissão para Dirigir é o documento que você recebe após ser aprovado em todos os testes e o mesmo terá validade de 12 (doze) meses. Após este período, o condutor poderá solicitar a Carteira Nacional de Habilitação, desde que o mesmo não tenha cometido nenhuma infração de natureza grave ou gravíssima ou seja reincidente em infração média, em alguns casos o DETRAN/PR enviará uma correspondência para seu endereço contendo a guia para pagamento da taxa referente a impressão e envio da CNH definitiva.

"A" - Condutor de veículo motorizado de duas ou três rodas, com ou sem carro lateral. Ex.: Motocicleta, Ciclomotor, Motoneta ou Triciclo.

"B" - Condutor de veículos, cujo peso bruto total não exceda a três mil e quinhentos quilogramas ou cuja lotação não exceda a 08 (oito) lugares, excluído o do motorista; contemplando a combinação de unidade acoplada reboque, desde que a soma dos dois não ultrapasse 3500 KG. Ex.: Automóvel, caminhonete, camioneta, utilitário.

"C" - Condutor de veículos, utilizados em transporte de carga, cujo peso bruto total exceda a três mil e quinhentos quilogramas. O trator de roda, o trator de esteira, o trator misto ou o equipamento automotor destinado à movimentação de cargas ou execução de trabalho agrícola, de terraplenagem, de construção ou de pavimentação. Combinação de veículos em que a unidade acoplada, reboque, não exceda a 6.000 kg. Todos os veículos abrangidos pela categoria "B". Ex: Caminhão.

"D" - Condutor de veículos, utilizados no transporte de passageiros, cuja lotação exceda a 08 passageiros, excluindo o motorista. Todos os veículos abrangidos nas categorias "B" e "C". Ex: Microônibus, Ônibus.

"E" - Condutor de combinação de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D e cuja unidade acoplada, reboque, semi reboque, trailer ou articulada tenha 6.000 kg (seis mil quilogramas) ou mais de peso bruto total, ou cuja lotação exceda a 8 (oito) lugares. Condutor de combinação de veículos com mais de uma unidade tracionada, independentemente da capacidade de tração ou do peso bruto total. Ex.: Ônibus Articulado, Ônibus Biarticulado, veículo com dois reboques acoplados.

Podem solicitar a Alteração ou Inclusão de Categoria os condutores ou permissionários que possuam CNH cadastrada no DETRAN/PR, que desejem incluir categoria ou habilitar-se para condução de veículos de outras categorias, desde que não tenham cometido infração grave ou gravíssima, ou ser reincidente em infrações médias, durante os últimos doze meses.
Exigências:

CATEGORIA A - Deverá estar habilitado em qualquer uma das demais categorias;
CATEGORIA C - Deverá estar habilitado no mínimo há um ano na categoria B;
CATEGORIA D - Deverá ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há dois anos na categoria B ou um ano na C;
CATEGORIA E - Deverá ser maior de 21 anos e estar habilitado no mínimo há um ano na categoria C ou D.

Ainda ficou com alguma dúvida?
Entrar em contado